Aprender e ensinar a virtude do perdão é a maior tarefa dos seres humanos.
Perdoe-me e desculpe-me, ouvimos e dizemos quase todos os dias. Porque será? Repetimos os erros e buscamos a réplica dos perdões. Quem realmente almeja o perdão precisa parar de repetir para o refletir.
Se causamos um dano a alguém destruímos algo dentro desta relação. É preciso reconstruir com as mesmas ferramentas com a qual foi construída. E assim a construção reerguida nos perdoará naturalmente.
O pedido verbal do perdão sem a reconstrução torna-se efêmero. Não sedimenta no interior das pessoas envolvidas o bálsamo que neutraliza a agressão e os relacionamentos tornam-se frágeis pela repetição dos erros.
Quando alguém lhe agredir com atos ou com palavras e caso venha pedir-lhe perdão responda:
– O que havia entre nós não foi construído com apenas uma palavra e o que você destruiu também não foi apenas uma palavra. Perceba a minha dor e construa algo sólido para que a neutralize.
Se a pessoa em questão estiver realmente disposta a receber o seu perdão vai repensar as suas atitudes e, com certeza encontrará um caminho para reconstrução.
Se não, voltará a te agredir com a simples frase:
– Eu já lhe pedi perdão! Que indicará a imaturidade, a inconsciência do que você realmente representa para ela.
Em síntese o perdoado é alguém que soube reconstruir.
Halu Gamashi
a parte espiritual me fascina.Quero saber se minha tarefa na terra é cuidar de animais que sofrem maus tratos e são abandonados.Tenho 30 em casa e 1 gatinha.Halu,minha missão é essa???Obrigada e que Deus nos abençoe!!!!
Perdão é reconstrução. Bárbaro!